Melhores panelas de arroz 2019

Compartilhar:
panela eletrica de arroz

Bom, se você está aqui é porque tem curiosidade e está querendo saber um pouco mais sobre as panelas de arroz que existem hoje no mercado. Uma panela elétrica de arroz pode ser a diferença entre um almoço que sai rapidinho e um almoço que só vai ficar pronto às duas da tarde, e você vai entender o porquê disso agora mesmo.

Acontece que a primeira panela eletrica arroz doméstica foi surgir há mais de 60 anos, lá em 1955. Ela foi criada pela grandiosa Toshiba, e servia para substituir as panelas antigas, feitas de ferro fundido, que eram usadas costumeiramente junto dos fogões a lenha.

As panela arroz eletrica vieram para poder auxiliar as donas de casa da época, principalmente as japonesas, que estavam já cansadas de ter que ficar olhando e cuidando das extremamente pesadas panelas de arroz. Depois disso, algumas outras empresas viram que a ideia era simplesmente fantástica e começaram a investir nessa panela arroz, entrando no mercado e acrescentando um bom punhado de inovação.

Acontece que as utilidades e características dessas panelas acabaram se expandindo cada vez mais, e hoje em dia elas são extremamente práticas, higiênicas, e têm a capacidade de produzir alimentos com um sabor único e extremamente delicioso, precisando apenas de uma tomada qualquer para funcionarem.

Algumas pessoas podem até pensar “Ah, mas se eu preciso ligar ela na tomada vou acabar gastando energia demais”. Bom, você vai gastar energia, sim, mas vai acabar economizando em gás de cozinha, usado geralmente pelas panelas convencionais, o que geralmente sai bem mais caro se você for colocar na ponta do lápis.

Além de todas essas vantagens, uma arroz panela de pressão tem ainda como característica positiva o fato de nunca queimar o alimento, mantendo-o sempre aquecido e desligando automaticamente. Mas afinal de contas, como que funciona essa tal de panela elétrica? Bom, isso a gente vai falar abaixo. Dá só uma conferida!

Como funcionam as panelas de arroz elétricas da atualidade

Bom, a pergunta é clara, mas qual é a resposta? Uma panela de arroz é integrada por um recipiente com isolamento térmico, com uma panela interna antiaderente, um sistema de calefação embutido, e também com uma tampa de plástico, ou as vezes de vidro.

Quando você liga a sua panela de fazer arroz, a mágica começa a acontecer. Essa máquina de arroz é simplesmente fantástica, e depois de aprender como usar a panela de arroz você nunca mais vai querer fazer arroz da forma convencional.

Quando você ativá-la, o calor vai começar a ser transferido para a parte do recipiente inteiro. Para controlá-lo, existem alguns ajustes básicos que são comuns nesse tipo de eletrodoméstico, e servem para regular a temperatura entre baixa, alta e desligada.

A parte que é responsável por esse calibramento da temperatura do próprio conteúdo da panela para arroz é o famoso termostato. O termostato, na verdade, é uma espécie de termômetro pequeno, que é ativado por uma mola, e fica no fundo da estrutura da panela de arroz vermelha.

Durante todo o processo, o cozimento do arroz e de outros alimentos vai ser feito dentro do próprio caldo, em um ritmo sempre constante, porém lento, o que vai ocasionar em um preparo mais natural. Não havendo nenhuma forma de contato com a água em si, todas as propriedades do alimento, como seus nutrientes, sua forma e seu sabor, são conservados neles mesmo, e até um panela de arroz pequena sendo elétrica consegue fazer isso.

Além disso, existe uma verdadeira infinidade de panelas desse tipo. As mais simples têm um único mostrador, e as que são mais poderosas e luxuosas apresentam diversos botões e visores, com opções de cozimento para os mais incríveis alimentos.

panela eletrica de arrozA melhor panela elétrica de arroz não pode ser definida apenas pelo preço de panela de arroz, mas sim por suas opções. Alguns dos modelos mais recentes têm temporizadores que são pré programados para algumas receitas. Hoje em dia as panelas elétricas podem ser utilizadas nos preparos dos mais diversos tipos de comidas, como feijão, arroz, macarrão, verduras, carnes, sopas, legumes e até mesmo ensopados.

O arroz, como um alimento que precisa de água e de bastante calor para poder ser cozido, vai precisar passar por algumas etapas diferentes antes de estar pronto para ser servido. Primeiro, ele vai ficar na água de molho, vai ser fervido, depois vai absorver a água, e por fim vai descansar.

Nas panelas mais convencionais usadas nos fogões é realmente difícil fazer todo esse processo com perfeição, o que traz mais uma qualidade e vantagem para as panelas elétricas, que fazem tudo de forma automática para preparar o seu arroz através de cada um desse estágios.

Todo o processo de cozimento do alimento vai ocorrer desta forma: a água vai esquentar gradualmente até ter atingido o ponto de fervura, onde ela não mais vai ser esquentada. Enquanto existir água na sua panela elétrica, a temperatura vai sempre se manter estável. Quando o arroz tiver absorvido todo o líquido da panela, a temperatura então volta a subir.

A panela vai detectar esta mudança brusca, e então ela ou vai desligar ou vai entrar no ciclo para deixar o alimento aquecido. Nessa altura do campeonato, seu arroz já terminou de cozinhar e está apenas descansando, esperando para ser saboreado.

Quais são as principais partes de uma panela de arroz eletrônica?

Bom, como foi dito antes, a panela consiste em algumas parte separadas que, unidas, formam toda a estrutura da panela. Claro, para quem não entende de componentes eletrônicos, resistências e tudo mais, grande parte dos componentes da panela vão continuar um mistério.

E ainda, os componentes vão sempre variar de panela para panela, já que algumas delas contém opções diferenciadas para uso, apresentando muito mais do que outros modelos, que são mais simples. Mas de forma geral, a panela vai conter o recipiente para o alimento, um sistema de calefação, e um recipiente antitérmico.

Qual a principal diferença das panelas de arroz elétrica para as panelas tradicionais

Todo mundo sabe que a panela para arroz elétrica é quase como uma fábrica de milagres. Você nem precisa saber qual a melhor panela elétrica de arroz, é só você largar os ingredientes, os temperos, e ela vai cozinhar tudo por si só, sem que você precise ficar mexendo ou olhando o fogão.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma panela elétrica

Assim como todo eletroportátil que se preze, ela tem suas vantagens, mas também tem suas desvantagens. E antes de você comprar uma dessas, é bom saber qual o melhor tipo de panela para você ter em sua casa, e como você pode cuidar dela sem acabar com um problema nas mãos.

Vantagens: a panela elétrica mais comum do mercado, sem dúvida alguma, é a de arroz, seja a panela elétrica de arroz 10 xícaras, ou a panela arroz 4 xícaras. No entanto, essa panela não vai permitir que você cozinhe outros tipos de alimentos, mas você pode refogar, preparar receitas e selar carnes nela.

Quando a comida estiver pronta, ela automaticamente vai entrar no modo de aquecimento, que vai manter sua comida sempre quentinha sem cozinhá-la. Alguns modelos apresentam até mesmo bandejas que permitem que você prepare mais de uma coisa por vez. Você pode fazer um arroz gostoso e aproveitar todo o vapor para cozinhar alguns legumes, por exemplo.

Desvantagens: a principal desvantagem vai sempre ser o consumo de energia elétrica alto, mas isso também vai depender do modelo que você estiver usando. No caso das panelas que são para arroz, se você deixá-la no modo de aquecimento por tempo demais, o alimento acaba ficando ressecado.

Preparar pequenas quantidades também é um problema, já que você precisa sempre usar o mínimo, que geralmente é muito. Já as panelas de pressão elétricas são bem diferentes, e elas são uma pedida excelente para quem tem medo ou se atrapalha usando aquele modelo mais tradicional.

Ela requer menos água do que uma panela de pressão comum, e tem muitos dispositivos de segurança para ajudar a controlar a saída do vapor, evitando assim acidentes. Ela funciona com um timer, e alguns dos modelos ainda contam com programações que são específicas para certas receitas.

A principal desvantagem desse tipo de panela é que não é possível fazer mais de um prato por vez. Alguns modelos apresentam travas de segurança que são confusas, e além disso ela é um eletrodoméstico bem grande, podendo atrapalhar a vida de quem tem um espaço menor na cozinha.

Outra opção de panela elétrica que tem se tornado bem útil é a fritadeira elétrica. Ela faz uso de ar quente para preparar os seus alimentos, e por mais que ela seja vendida como uma panela que não precisa de óleo, as vezes é preciso um pouco para ajudar no processo. É recomendado que você use pelo menos uma colher de sopa de azeite ou óleo para fazer frango ou batatas. Mas ela é uma excelente aliada.

Por outro lado, é necessário sempre pré aquecer a panela antes de qualquer preparo, o que a faz não ser tão rápida quanto promete. E ela é infinitamente mais chata de lavar do que as panelas comuns. E, além de tudo isso, você precisa entender e saber as manhas do tempo que é necessário para cada alimento, ou você corre o risco de deixá-los ressecados.

Em que situações as panelas elétricas são mais úteis?

Para que você possa definir quais são as situações em que uma panela dessas é realmente útil, você deve, antes de mais nada, saber das funcionalidades dela. E bom, se você leu até aqui, já está muito bem informado!

Sabendo disso, você pode notar que a panela elétrica é uma mão na roda para quem não tem paciência de ficar observando e cuidando da comida. É literalmente jogar as coisas dentro dela e deixar que ela faça todo o trabalho, sem se preocupar nem em olhar, já que ela desliga automaticamente quando o processo acaba.

Claro, você vai ter que dar uma atenção especial a ela no começo, e ler muito bem o manual para não acabar com um problema em mãos. Mas feito isso, você terá ao seu lado uma forte aliada na hora de fazer comida para o batalhão que tem em casa.

Mas vale lembrar que as panelas de arroz elétricas não são as mais indicadas para quem faz pouca comida. Se esse é o caso, você vai estar muito melhor com uma panela tradicional, já que você vai poder fazer a quantia que desejar sempre, sem ter que obedecer ao mínimo recomendado no manual da panela elétrica. De forma geral, essa panelas são fantásticas!

Vai receber visitas em casa? Use a panela! Precisa fazer o almoço mas quer ver o jornal? Panela neles! E por aí vai. As utilidades são inúmeras, mas claro, nem tudo é perfeito e as panelas apresentam algumas desvantagens, mas nada que seja realmente preocupante para você, que quer apenas apertar um botão e esperar para que a sua comida fique pronta o quanto antes!

Como escolher a melhor panela de arroz elétrica para sua casa?

Aqui as coisas vão ficar mais complicadas. Acontece que existe no mercado uma verdadeira infinidade de modelos de panelas elétricas para você escolher aquela que mais te agrada. Existe desde as panelas mais simples e práticas, até os modelos mais modernos, cheios de opções e extremamente complexos, porém fáceis de usar quando você aprende os comandos adequados.

E para decidir qual é a melhor para ter em casa você vai ter que analisar, antes de mais nada, quais são as suas necessidades. Saber o motivo pelo qual você precisa ou não de uma panela dessas pode te poupar desperdícios que de outra forma seriam cometidos.

Analise se você tem muitas bocas para alimentar, se você tem lugar na sua cozinha para uma panela assim, se você realmente precisa disso, ou se pode se virar tranquilamente com a forma tradicional de se fazer arroz, e por aí vai.

Se você concluir que realmente precisa de uma panela, é hora de ver a panela que mais se adeque às suas necessidades. Escolha um modelo que vá te ajudar em tudo que for possível e que facilite a sua vida. E faça a si o favor de comprar um modelo que seja de uma marca realmente boa, já que você não vai querer ficar sem seu arroz de cada dia, caso a panela simplesmente deixe de funcionar ou acabe queimando completamente seu arroz, né?

Dicas para usar a sua panela de arroz elétrica

Verdade seja dita, muita gente por aí acha que uma panela de arroz desse tipo é completamente desnecessária. Mas o fato é que esse item é extremamente útil, e você pode usá-lo para fazer algumas receitas que o manual nunca vai te dizer que pode. Então jogue-o fora, e pegue seu papel e caneta para anotar essas dicas!

1. Você pode fazer um pãozinho da hora

Não só da hora, mas um pãozinho divino! Basta misturar farinha, leite, fermento e os ingredientes que você quiser, colocar tudo misturado na panela de arroz elétrica por cerca de uma hora, e pronto, seu pãozinho está feito!

2. E também pode curtir um cheese cake caseiro

A visita está chegando e você quer impressioná-la sem ter que fazer nenhum tipo de esforço? Bom, você pode contar com a sua fiel panela de arroz para isso! Esse cheesecake leva só um pouco de cream cheese e suco de limão, além daqueles ingredientes que já são costumeiros para um bolo. O preparo é super simples, e enquanto você deixa seu bolo assar pode aproveitar o tempo para ir fazendo uma cobertura de chocolate deliciosa.

3. Sua panela pode fazer tortas salgadas

Todo mundo adora tortas salgadas, já que elas são sempre uma delícia. O problema é que elas dão trabalho geralmente, mas com a sua panela de arroz elétrica isso se torna super fácil. Basta você misturar todos os ingredientes necessários para a massa, colocar uma camada dentro de sua panela, acrescentar então o recheio que você desejar, e depois cobrir com o restante da massa. Asse por uns 30 minutos e pronto, só servir!

4. A sagrada carne moída de domingo

panela eletrica arrozTodo mundo gosta de carne moída, seja pelo sabor ou por ela ser bem barata e fácil de fazer. Existe uma verdadeira infinidade de receitas que levam carne moída, mas na sua panela basta colocar a carne, uns tomates pelados, temperinho ao seu gosto e deixá-la cozinhar por uns 20 minutos.

5. Carne para todos os gostos

O prato mais brasileiro que existe, sem dúvida alguma, é o arroz com feijão e bife, não é? Só que comer isso todo santo dia pode enjoar. Para mudar um pouco, faça um bife em camadas, que é um substituto perfeito para uma das refeições mais completas do mundo. Basta você intercalar o bife com batatas, cebola e tomates dentro da panela de arroz elétrica.

6. Comida diretamente do Japão

Sua panela foi inventada no Japão, e nada melhor do que fazer um bom prato oriental nela! Esse é uma delícia, inclusive. O Sukiyaki é um ensopado com macarrão oriental, com carnes, verduras e um gosto simplesmente incrível. Além de tudo, ele é saudável! Para fazê-lo você só precisa de paciência para colocar cada ingrediente no seu devido tempo dentro da panela elétrica!

7. Para quem gosta de peixes, salmão!

Convenhamos, o salmão é uma delícia, tanto que muita gente o come até mesmo cru! Mas se você quer preparar um salmãozinho grelhado, sua panela de arroz elétrica é a melhor opção para deixar esse prato super saudável. Tudo que você precisa fazer é untar a panela e temperar sua carne!

8. E para os fãs do pudim, cá está ele

Por fim, um doce sublime. O pudim fica como a sobremesa mais gostosa do mundo inteiro! E você nunca pensou que poderia fazer seu pudim de uma forma tão fácil quanto a que sua panela de arroz elétrica te proporciona. Você só precisa caramelizar o fundo, colocar toda a mistura e ligar sua panela por 40 minutos. No fim, o pudim vai estar quentinho e gostoso, pronto para ser devorado!

Como cuidar da sua panela de arroz elétrica

Bom, para cuidar dela você deve, antes de mais nada, lavar todas as partes internas que são removíveis da panela com água e sabão, deixando-as expostas para ficarem secas por pelo menos uns 30 minutos. Todas as partes que são fixas devem ser limpas com um paninho úmido.

Assim como qualquer outro aparelho elétrico, você deve ter bastante cuidado ao manipulá-la, sem colocá-la perto de torneiras ou pias, sem deixá-la ligada na tomada quando não estiver usando, e tudo que você sempre faz com outros eletros.

Ah, e claro, sempre espere que sua panela esteja completamente fria antes de você limpá-la. Primeiro, porque você vai acabar queimando sua mão; e segundo, porque vai estragar sua panela caso ela ainda esteja quente.

Respeite sempre a capacidade dela, se você colocar comida demais lá dentro, ela não vai cozinhar adequadamente e ainda existe o risco de que sua panela acabe transbordando, ou pior, acabe entupindo as válvulas de segurança dela, que pode ser extremamente perigoso.

A última dica é nunca colocar nada congelado diretamente na panela, espere descongelar, se for o caso. Depois tempere como você desejar, e então utilize sua panela de arroz elétrica com todo o cuidado necessário para que ela não acabe tendo problemas antes do tempo!

Prontinho, agora você já sabe como usar sua panela de arroz eletrónica da melhor maneira possível! Você não precisa ter a melhor panela de arroz para conseguir fazer uma comida deliciosa, mas quanto melhor ela for, mais prática vai ser a sua vida, e mais coisas você vai poder fazer com ela.

Lembre-se sempre de tomar os cuidados necessários, ler o manual para saber como ela funciona, e depois pesquisar na internet pelas receitas mais deliciosas que você pode fazer usando a sua panela de arroz elétrica!

Compartilhar: